quarta-feira, 24 de junho de 2009

Entre elogios e espinhos...

Falei com a minha amiga que tem um tumor... Diz-me ela:
"Oh minha querida, o facto de ser psicóloga ajudou-me a lidar com isto e sobretudo já ter trabalhado com pessoas na mesma situação. Isto ajudou-me a crescer muito cá dentro. Pena que não tenha sido mais cedo, mas nunca tarde. (...) Perdoo quem me fez mal porque não quero partir com raiva de ninguém; quero ter paz no coração.
Agora que estou mal, as pessoas chegam-se para a minha beira para ver se tenho má cara ou se as minha pernas se seguram... Querem ter pena de mim, mas eu não quero a pena de ninguém!
Mas tu, nunca me vou esquecer a amiga que sempre foste para mim. No outro dia estive a ler a carta que me escreveste e chorei porque senti as palavras... Aprendi a ver que podemos ser felizes mesmo com o mundo contra nós, o que precisamos é das pessoas essenciais. Obrigada pela tua amizade, companheirismo e sobretudo conforto."
Perguntei-lhe como ela estava e se tinha voltado ao médico:
"Oh Linda... O medico diz que isto é uma bomba relógio. Para já sobrevivo como todos os outros seres humanos arranjando estratégias e sobretudo muita força para não pensar naquilo que me reserva o futuro. Sabes, é nestas fases que entendo que não temos nada nem somos nada. Tenho dinheiro, sou uma pessoa inteligente, com defeitos, bem sucedida, às vezes tenho atitudes injustas... Mas não tenho o essencial: a saúde. Contudo, o meu suporte é a família e amigos. Deixo o resto nas mãos de Deus e confio nele com todas as minhas forças pois já me resta pouco tempo. Obrigada pela força, és linda e uma querida. (...) Nunca podemos deixar que nos vençam..."
Disse-lhe que até me emocionou com a força que demonstra e as palavras. Ao que ela respondeu:
"Oh querida, isso é que não! Sempre numa onda boa e positiva! :-) Aquilo que eu quero é que tu sejas feliz, porque só ver os meus amigos felizes e as pessoas que eu amo bem, é a melhor coisa do mundo! E tu não deixes que a maldade dos outros perturbe a tua felicidade e bem estar... Nunca te esqueças disto..."
Agora digam-me que ela não é uma força da natureza... E em breve deixarei ide a ter comigo... A vida é tão injusta e mesmo que a enfrentemos e ultrapassaremos cada batalha, há sempre um momento em que é ela que vence. Como vai ser o caso. Para grande desgosto meu...

Sem comentários: