segunda-feira, 29 de junho de 2009

Os benefícios das Consultas...


Sei que não tenho actualizado o blog e prometo voltar a escrever todos os dias nem que seja uma frase.
As últimas consultas têm corrido bem. Com a ajuda da Drª tenho tentado descobrir quais são os pensamentos que me deixam mais desanimada ou ansiosa. Acho que são tantos... E ao mesmo tempo, tenho descoberto que já arranjei defesas para alguns.
No outro dia assinamos um contrato de compromisso com determinadas tarefas que tenho mesmo de cumprir. Algumas sei que posso mesmo fazer, outras sei que vou começar mas envolvem um processo contínuo e demorado.
Quem me conhece sabe que não falho aos meus compromissos. Por isso, vou cumprir e da melhor forma.
Gosto de ir às consultas. Saio de lá com a certeza de que tenho "solução". E normalmente essa sensação mantém-se inabalável até ao dia seguinte. Gosto de ser sincera a 100% porque sei que a Drª compreende o que estou mesmo a viver e que ela me pode ajudar a melhorar.
Compreendo que para quem não consegue falar do que sente, o início das consultas pode ser um problema. Mas tenho a certeza que depois das primeiras consultas, esse medo é ultrapassado e os benefícios são mais do que muitos.
Muitas pessoas dizem-me que não tenho o que fazer ao dinheiro ou que a psicóloga faz o trabalho de uma amiga. Mas não é verdade. E eu já devia ter começado as consultas há bastante tempo. Eu acho que vale a pena tudo o que estou a fazer.
Estou a viver a pior fase da minha vida. Sem objectivos, sem certezas, com muita ansiedade e medo em relação a tudo. E foi precisamente nas consultas que venho a aprender a contornar tudo isto. É por reflectir, desabafar e, com a ajuda da Drª, que tenho conseguido sorrir. Frequentemente oiço pessoas que me rodeiam dizer: "Quem diria que esta miúda anda a ser acompanhada por uma psicóloga?"
Isso não deixa de me comover, sinto que não lhes transmito todo o pessimismo que me invade. E, com as consultas, esse pessimismo deixou de me paralisar. Pode cá continuar mas em doses mais pequenas que me permitem viver e aproveitar os bons momentos sem medo do que vem a seguir. Porque a felicidade, como já referimos, é feita de momentos. E os maus servem para valorizarmos mais os bons... :-)

Sem comentários: