segunda-feira, 15 de junho de 2009

A Rotina...

Acho que consideramos que a rotina é uma coisa banal.
Mas nem sempre deveríamos pensar assim.
Há pessoas que vivem para a adrenalina, para não ter rotinas e para mudar radicalmente e cortar com tudo de um momento para o outro. Quanto a esses estamos conversados, uma vez que é a sua opção de vida.
Mas há aqueles, como eu, que gostam de uma certa rotina. Julguei que não, por isso, me aventurei por uma cidade nova, por meses longe da minha família e de tudo em férias sozinha, por mudar de amigos... Julguei que a minha felicidade dependia de algo mais do que já possuía. Mas não. A felicidade e o meu bem-estar sempre dependeram de mim (não na sua totalidade mas maioritariamente).
Julgava que ter de fazer sempre o mesmo percurso, ter as mesmas aulas, exercer as mesmas funções era uma seca. Queria mudar constantemente.
Hoje sei que eu preciso de uma certa rotina porque não sei lidar bem com a incerteza que me reserva o futuro. Agora já não é um medo que me paralisa, mas um medo que me faz lutar. É um medo bom, digamos.
E a rotina não tem de ser banal. Todos os dias temos de entrar e sair as mesmas horas do trabalho mas a forma como encaramos é determinante. E pode sempre acontecer qualquer surpresa, a qualquer nível. E se estivermos de olhos minimamente abertos, vemos que cada novo dia nos traz algo de novo. A rotina só se torna banal se nós o permitirmos.

1 comentário:

Ninfa Aquática disse...

Eu concordo contigo e com a tua lógica de pensamento. Acredito que a estabilidade pode ser muito reconfortante e por isso digo-te força.
Beijinhos para ti :)